Organizado pelo RCGI, evento reunirá representantes da academia, governo e empresas no dia 14 de setembro, em São Paulo.

No dia 14 de setembro, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI na sigla em inglês) realizará, em São Paulo, um workshop para discutir as perspectivas de contribuição do biometano no aumento da oferta de gás natural no Estado de São Paulo. Estão previstas oito palestras seguidas de mesas-redondas, nas quais representantes da academia, governo e indústria discutirão desde produção, potencial de geração e aplicações, até marco regulatório.

Segundo a professora Suani Teixeira Coelho, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (GBIO/IEE/USP – www.iee.usp.br/gbio), o workshop integra as ações de uma pesquisa liderada por ela, referente ao projeto 27 do RCGI, intitulada “As perspectivas de contribuição do biometano para aumentar a oferta de gás natural em São Paulo”.

O projeto irá mapear a produção de biogás e biometano nos aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto e de resíduos animais e agroindustriais em todo o Estado de São Paulo. Trata-se de um dos 29 projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos no âmbito do RCGI – um centro de excelência que receberá R$ 100 milhões, da Fapesp e do BG-Shell, para desenvolver tecnologias, aplicações inovadoras e estudos sobre o emprego do gás natural. Saiba mais sobre a pesquisa neste link: http://bit.ly/2bJtzkZ

“O workshop será importante para trocarmos experiências e levantarmos os dados necessários mais rapidamente com o governo e a indústria”, afirma a professora. A proposta é finalizar o mapeamento dentro de um ano. “E partir disso, discutirmos a política de regulação e a parte econômica para a expansão do uso desta fonte de energia”.

Programação e inscrição