Organizado pelo RCGI, pelo IEE e pelo Consulado Geral dos Países Baixos, evento reúne experts brasileiros e holandeses, destacando os desafios existentes para a implementação de tecnologias de BECCS

Nos dias 25 e 26 de fevereiro acontece o workshop Carbon Capture, Storage and Use and Bioenergy, no auditório do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é organizado pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), pelo IEE/USP e pelo Consulado Geral dos Países Baixos, e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Aberto ao público, o workshop não tem taxa de inscrição. Para se inscrever gratuitamente, basta mandar email para comunicacao@iee.usp.br. O idioma oficial será o inglês e não haverá tradução simultânea.

“A razão principal do workshop Brasil-Holanda é discutir as experiências de universidades brasileiras e holandesas sobre Captura e Armazenamento de Carbono (CCS); Captura, Uso e Armazenamento de Carbono (CCUS); e Bioenergia com CCUS  (BECCSUS), analisando a necessidade de tais tecnologias para reduzir as emissões de carbono e os desafios existentes para sua implementação”, resume a professora Suani Teixeira Coelho, docente do IEE/USP, coordenadora do workshop e integrante do RCGI.

O público alvo do evento são professores e pesquisadores do IEE, da Escola Politécnica da USP e do RCGI, integrantes dos times de P&D de empresas como Shell, Petrobras e Comgas, além de tomadores de decisão e gestores públicos de órgãos como a Secretaria de Energia e Mineração, entre outros interessados.

No dia 25.02, a recepção para os registros começa as 8h30, e a abertura do evento às 9h, feita pelo professor Júlio Meneghini, diretor científico do RCGI, junto a autoridades e representantes do Consulado da Holanda. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) é um dos focos do RCGI. “Em visita às melhores universidades do exterior na área de abatimento e redução de GEEs, constatamos que o RCGI tem muito a contribuir nessa área de redução de emissões”, diz Meneghini. Acompanhado pelas Professoras Suani Teixeira Coelho e Karen Mascarenhas, Meneghini visitou, em fevereiro de 2018, as universidades holandesas de Twente, Groningen, Delft e Utrecht.

A primeira sessão do workshop, intitulada Políticas de redução de emissões de carbono no Brasil e na Holanda, terá palestras do Professor Martin Junginger, do Copernicus Institute of Sustainable Development, na Utrecht University; e de Plínio Nastari, da consultoria brasileira Datagro. O primeiro falará da necessidade de iniciativas de BECCS na Holanda e o segundo abordará o RenovaBio (a Política Nacional de Biocombustíveis). A segunda sessão, Perspectivas para BECCS na indústria brasileira e holandesa, contará com palestras de Prof. André P.C. Faaij, da University of Groningen, e de Antonio Stucchi, da Raizen.

Após o almoço, acontece a terceira sessão, cujo tema é Experiências de CCS na Holanda e no Brasil. Os speakers são o Professor Pacelli L. J. Zitha, da Delft University, e o Professor Kazuo Nishimoto, da POLI/USP, e coordenador do programa de Abatimento de carbono do RCGI. O final da tarde está reservado para discussões e debates sobre os temas abordados durante as três sessões.

No dia 26.02 havará apenas duas sessões, ambas no período matutino: Tecnologias avançadas de conversão de biomassa, em que serão apresentadas experiências brasileiras e holandesas; e Percepção pública sobre CCS, que inclui uma apresentação sobre “CCS, energia, inovação e política climática na União Europeia”, feita pelo economista e consultor nas áreas de energia, inovação e mudanças climáticas, Hans Bolscher.

O encerramento do evento aberto ao público acontece as 12h30. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, e 1º de março, grupos fechados discutirão temas comuns para possíveis parcerias e futuras colaborações entre as instituições participantes.

Crédito:  Pixabay/CC

Serviço:

Workshop Carbon Capture, Storage and Use and Bioenergy

Data: 25 e 26 de fevereiro, das 8h30 as 16h30 (25) e das 9h as 12h30 (26).

Local: Auditório do Instituto de Energia e Ambiente da USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, Cidade Universitária, São Paulo).

Inscrições pelo e-mail: e-mail para comunicacao@iee.usp.br