Evento será realizado no auditório do IEE/USP e contará com a apresentação de todos os 45 projetos do RCGI

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) realiza seu V Workshop Interno. Realizado semestralmente, o workshop reúne as equipes e os coordenadores dos 45 projetos do portfólio de projetos de pesquisa da instituição. Um dos objetivos é expor os resultados obtidos nestes dois anos e meio de trabalho, promovendo troca de ideias e interação entre os mais de 200 pesquisadores que compõem o quadro do RCGI. Desta vez, o encontro acontece no auditório do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na capital paulista.

Nesta edição, as apresentações serão divididas em dez grandes temas: geração de energia; vazamento de gás; transformação/conversão de gás; purificação de gases; gás em transporte; transporte de gás; captura e armazenamento de carbono; modelagem e simulação física; gestão e modelagem energética e aspectos regulatórios e legislação. Todos os 45 projetos do RCGI terão apresentações orais, cada uma de dez minutos, e haverá mais dois minutos para perguntas.

As apresentações começam 9h40 e o primeiro bloco se estende até 10h50 aproximadamente. Após um coffee break, as apresentações recomeçam e seguem até 12h50. Haverá uma hora e meia para o almoço e, na volta, mais seis projetos serão apresentados. Um último intervalo está marcado para 15h50 e, na sequência, serão feitas as três apresentações finais do dia.  No início de cada dia, haverá meia hora de palestra antes da primeira apresentação de projeto.

Os palestrantes serão o professor Júlio Romano Meneghini (Diretor Científico do RCGI) e a professora Karen Mascarenhas no dia 21 e o pesquisador Walter Oscar Serrate no dia 22.

Criado com o objetivo de realizar estudos relacionados ao gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, transporte e armazenamento de CO2, o RCGI divide seu portfólio de pesquisas em quatro programas: Engenharia, Físico-Química; Políticas e Energia e Economia e Abatimento de CO2.

Segundo o diretor científico do RCGI, Julio Meneghini, o encontro semestral é uma ótima oportunidade para integrar a equipe de cientistas do RCGI e também para mostrar o que vem sendo pesquisado no Centro para os interessados em temas ligados a energia e combustíveis. “Ambientes multidisciplinares criam a sinergia necessária para a resolução de problemas e um clima profícuo para a pesquisa e a inovação”, resume.

Serviço: O V Workshop Interno do RCGI acontece nos dias 21 e 22 de agosto, das 9h às 17h, no auditório do IEE/USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, Cidade Universitária – São Paulo).