Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e as Contribuições Determinadas Nacionalmente, do Acordo de Paris, estarão no centro das discussões. Primeiro evento ocorre no dia 2/12 com a participação de cientistas do Brasil e Reino Unido. Na ocasião, também
serão apresentadas as contribuições do centro nesse sentido.

No dia 2 de dezembro, das 10h às 12h, o Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) realiza o primeiro de uma série de quatro eventos online que irão envolver representantes da academia, empresas e governo e das Nações Unidas. O objetivo é discutir os principais desafios no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e das Contribuições Determinadas Nacionalmente (CDNS), do Acordo de Paris, por meio da transição energética e da mitigação das mudanças climáticas.

Nesse primeiro evento, cuja transmissão será ao vivo pelo Youtube, cientistas do Brasil e do Reino Unido irão compartilhar seus pontos de vista sobre o assunto. Do Brasil, participam Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da USP; Flavio Hourneaux, professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP; e Karen Mascarenhas, diretora de Recursos Humanos do RCGI e pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP e do Imperial College London. Do Reino Unido serão Stelvia Matos, chefe do Centro de Gestão em Inovação Social da Universidade de Surrey; e Adam Hawkes, diretor do Instituto de Gás Sustentável do Imperial College London. O diretor científico do RCGI, Julio Meneghini, fará a abertura do evento. A mediação será de Gustavo Assi, diretor de Difusão do Conhecimento e Comunicação do centro.

Relatório de sustentabilidade – No evento, também será apresentado um vídeo que retrata os primeiros cinco anos do centro, fornecendo uma visão geral do RCGI, suas principais conquistas e como seus projetos de pesquisa se enquadram dentro dos ODS. O vídeo é baseado em um relatório de sustentabilidade, cuja publicação será lançada durante o evento.

“Esta é terceira rodada de uma avaliação iniciada em 2018 feita junto aos integrantes do centro. Além do levantamento de dados, procuramos prospectar como os pesquisadores vislumbram a contribuição de seus projetos de pesquisa para a sociedade. Na última rodada, nos aprofundamos mais nessa questão envolvendo todos os pesquisadores e hoje temos uma clara distinção de como cada projeto pode contribuir para os ODS”, afirma Karen Mascarenhas, que vem coordenando esse trabalho no RCGI.

Segundo ela, o RCGI vem desenvolvendo dezenas de projetos alinhados aos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável. “Os projetos de pesquisa continuarão evoluindo nesta direção, mas com um envolvimento maior de parceiros da hélice tríplice – academia, governo e empresas”, finaliza.

Serviço:

TRIPLE HELIX SERIES EVENTS
Integrating the sustainable development goals into energy transition and climate-change mitigation: views from brazil and uk – Mains challenges and emerging issues.

Quando: 2 de dezembro, das 10h às 12h.

Inscrições e programação em: http://e.usp.br/gtv

*****************

Sobre o RCGI: O FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell. Conta com cerca de 400 pesquisadores que atuam em 46 projetos de pesquisa, divididos em cinco programas: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; Abatimento de CO2; e Geofísica. O centro desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. Saiba mais em: https://www.rcgi.poli.usp.br/pt-br/

*******************