Com ampla gama de temas em seu portfólio de projetos, centro de pesquisa apresenta resultados de três anos de trabalho

O VI Workshop Interno do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) acontece nos dias 21 e 22 de março no anfiteatro do prédio de Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), campus Butantã, em São Paulo. Realizado semestralmente, o workshop reúne as equipes e os coordenadores dos mais de 40 projetos de pesquisa da instituição com o objetivo de expor os resultados obtidos em três anos de trabalho, promovendo troca de ideias e interação entre os cerca de 300 pesquisadores que compõem o quadro do RCGI. Ao longo do evento, também serão realizadas palestras.

Na quinta-feira (21/3), a programação começa às 9h com as boas vindas do diretor de Comunicação e Disseminação de Conhecimento do RCGI, Gustavo Assi, e do diretor científico do RCGI, professor Júlio Meneguini. O palestrante da manhã será Antônio Celso de Abreu Jr., que foi subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo até dezembro último.

Na sequência, começam as apresentações dos pesquisadores, com aproximadamente 13 minutos de duração. Serão 21 apresentações por dia, num total de 42 projetos apresentados, reunidos sob diferentes programas: Engenharia, Físico-Química, Políticas de Energia e Economia, e Abatimento de Carbono.

À tarde, das 12h30 às 14h, haverá outra palestra, desta vez com a diretora de recursos humanos do RCGI, Karen Mascarenhas. Seguem-se mais apresentações dos coordenadores e pesquisadores até as 18h, quando termina o primeiro dia.

Na sexta-feira (22/3), quem acompanha Assi nas boas vindas é Alexandre Breda, coordenador técnico-científico da Shell Brasil. O primeiro palestrante do dia é o engenheiro Oscar Serrate, que falará sobre cooperação energética. Seguem-se as apresentações de nove projetos. O professor Bruno Carmo, vice-diretor científico do RCGI, será o palestrante da tarde. Carmo é o coordenador do mais novo projeto do portfólio do centro, que reúne 60 pesquisadores e está inaugurando uma nova vereda de pesquisa na instituição.

Serviço: VI Workshop Interno do RCGI
Datas: 21 e 22 de março de 2019
Horário:  das 9h às 18h10
Local: Anfiteatro do Prédio de Engenharia Mecânica e Naval (Av. Professor Mello Moraes, 2231, Escola Politécnica da USP, Butantã, São Paulo).