Objetivo é a integração da equipe e a apresentação dos status dos 28 projetos iniciais sobre gás natural.

Nos dias 27 e 28 de julho acontece o 1st RCGI Workshop: results from January to June 2016 (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo. O evento irá reunir coordenadores e pesquisadores dos 28 projetos iniciais da carteira do RCGI, que apresentarão os primeiros resultados de suas pesquisas para um público de cerca de 150 pessoas.

“O objetivo é a integração da equipe do RCGI. Cada coordenador terá 15 minutos para apresentar o que vem sendo feito em seus projetos e serão dados mais cinco minutos para perguntas e questionamentos da plateia”, explica o professor Julio Meneghini, diretor acadêmico do Centro. Para ele, eventos como este são importantes porque evidenciam o approach multidisciplinar, essencial para o compartilhamento de novos conhecimentos e para o fomento da inovação.

“Ambientes multidisciplinares criam a sinergia necessária para a resolução de problemas e um clima profícuo para a pesquisa e a inovação. Às vezes, uma equipe está tão focada em encontrar soluções para um problema específico que acaba se esquecendo de compartilhá-lo com outras equipes, que podem ajudar. Colocar essas equipes em contato é a essência do encontro”, resume Meneghini.

Ele faz a abertura do evento, no dia 27. Na sequência, Alexandre Breda e José Alfredo Ferrari Jr., do Grupo BG-Shell, falam sobre como a empresa vê o RCGI e seu desenvolvimento. O primeiro dia conta ainda com palestras de Karen Mascarenhas, da KLM Consulting; Gabriel Penna, gerente de Comunicação do RCGI, que discorrerão sobre as estratégias de difusão e comunicação. Maria Aparecida de Souza, da Agência USP de Inovação, falará sobre marcas e patentes. Meneghini encerra a manhã desse primeiro dia adiantando os novos projetos que deverão fazer parte da carteira do RCGI. À tarde, os coordenadores de dez projetos apresentarão os primeiros resultados de suas pesquisas.

O dia 28 será totalmente dedicado às apresentações dos coordenadores dos 18 projetos restantes. De acordo com o professor Meneghini, outros workshops deverão acontecer a cada seis meses, sempre em julho e dezembro.

“Neste primeiro, como os projetos são ainda muito recentes, teremos resultados iniciais, mas conforme o tempo for passando, esperamos apresentar resultados mais avançados nos próximos workshops.”

Detalhes:

1st RCGI Workshop: