Obra aborda as vantagens e os desafios do uso dessa fonte de energia e possíveis medidas para a sua expansão.

O Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) acaba de promover o lançamento do livro “Oportunidades e Desafios do Gás Natural e do Gás Natural Liquefeito no Brasil”. Escrita por Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP e pesquisador do RCGI, e pelas pesquisadoras Drielli Peyerl e Anna Luisa Abreu Netto, também do Centro, a obra aborda diversos aspectos do uso do gás natural e gás natural liquefeito (GNL), que se encontra em expansão no Brasil.

O GNL é obtido através da purificação do gás natural. No processo, o gás é submetido a uma temperatura de -162 °C e passa do estado gasoso para o líquido, facilitando o seu transporte, antes feito por gasodutos. Com isso, ampliou-se a oferta e o uso do gás natural. Em 2019, com a celebração de um Termo de Compromisso de Cessação de Conduta entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Petrobras, a empresa vem adotando providências para viabilizar o uso do gás natural no país.

Segundo Santos, o livro apresenta uma série de medidas que podem ser tomadas para o crescimento do gás natural no País e discute se esse seria um caminho mais sustentável em termos de uso de energia. Ao explorar as oportunidades do GNL, a obra fala sobre as possibilidades de se desenvolver outros modais de transporte para que o gás seja distribuído sem gasodutos. “São temas recorrentes para os quais o RCGI e seus pesquisadores têm trazido respostas relevantes e sempre aprofundando as pesquisas”, afirma. Os autores também abordam as medidas que as indústrias de petróleo e gás podem tomar para reduzir o seu impacto nas mudanças climáticas.

A cerimônia de lançamento do livro, ocorrida via webinar realizado pelo RCGI no último dia 9, contou com a participação especial de Décio Oddone, que foi diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no período de dezembro de 2016 a março de 2020, e atualmente é diretor presidente da empresa ENAUTA. Em suas reflexões iniciais, Oddone enfatizou a importância da academia em continuar a gerar conhecimento de alto nível sobre as oportunidades e a importância do gás natural no Brasil. Porém, lembrou que os processos de transição energética permanecem acelerados em todo o planeta e a janela de oportunidades para o gás natural pode se fechar precocemente.

O livro está disponível para download gratuito, em inglês e português, na página de Livros do site do RCGI.