O Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) estão com uma chamada aberta para bolsista de pós-doutorado na área Engenharia Química. A bolsa, no valor de R$ 6.819,30 mensais, tem duração de 18 meses e é concedida pela FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo). As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro, clicando aqui.

Os candidatos devem estar familiarizados com técnicas de simulação, modelagem e otimização e devem ter concluído o doutorado após 2013. Atributos como inglês fluente, boa capacidade de comunicação e de realização de trabalho em equipe são necessários. Para mais informações, acesse a chamada.

O bolsista irá trabalhar na área de Abatimento e Utilização de CO2 junto ao projeto nº 32 do RCGI, que trata da utilização de dióxido de carbono como matéria-prima para gerar produtos de alto valor agregado com base em processos de conversão química. Os principais objetivos são estudar profundamente os processos de conversão de CO2, incluindo a modelagem, a simulação e a otimização desses processos de modo a avaliar novas rotas tecnológicas de processo e realizar posterior elaboração de projeto conceitual.

O projeto 32 do RCGI é coordenado pela professora Rita Maria de Brito Alves e pelo professor Cláudio Oller, ambos do departamento de Engenharia Química da Poli (PQI/POLI/USP).