Sobre o RCGI

O Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI) – ou Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa – existe desde 2016 e, até 2021, realizou 46 projetos divididos em cinco programas: Engenharia, Físico-Química, Políticas de Energia e Economia, Abatimento de CO2 e Geofísica. 

A partir de 2021, renova sua estratégia com a missão ser um centro de classe mundial para estudos avançados com foco na inovação em direção à sustentabilidade e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

O Centro complementa a experiência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em apoiar a pesquisa científica de alto nível e o desenvolvimento de tecnologia para esses campos.

Com essa visão, pôde-se formar um Centro de classe mundial dedicado à pesquisa, à inovação e à difusão de conhecimento para contribuir mundialmente com soluções para o grande desafio que a humanidade enfrenta no Século 21: as mudanças climáticas.

Criou-se, então, cinco novos programas de pesquisa: Nature Based Solutions (NBS) ou Soluções Baseadas na Natureza; Carbon Capture and Utilization (CCU) ou Captura e Utilização de Carbono; Bioenergy Carbon Capture and Storage (BECCS) ou Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono; Greenhouse Gases (GEE) ou Gases de Efeito Estufa; e Advocacy.

Estes programas contam com uma equipe técnica e científica ligada principalmente às áreas energética e ambiental, propondo soluções para os diversos desafios climáticos existentes na atualidade.

O RCGI integra este esforço, explorando os diferentes enfoques de forma complementar. Assim, apresenta soluções inovadoras, a partir do melhor planejamento possível, para os desafios das áreas de engenharia, político-econômica e impacto social associados à emissão de gases de efeito estufa e meio ambiente.

A integração desses cinco temas e todo o conhecimento e inovação gerados no Centro contribui diretamente para o Brasil alcançar a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

E também para desencadear o potencial brasileiro rumo a uma transição energética sustentável.

O RCGI é grato ao generoso apoio dos patrocinadores fundadores: FAPESP e Shell.