Owen Anderson ficará dois meses na Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades de pesquisa por meio da Fundação Fulbrigth.


No próximo dia 11 de setembro, o Fapesp Shell Research Centre fos Gas Innovation (RCGI) recebe o professor Owen Anderson, palestrante e docente de direito da energia, recursos naturais e ambiente da Faculdade de Direito da Universidade do Texas. Convidado pela professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, coordenadora do projeto 21 do RCGI, ele fará uma palestra sobre o tema “Captura e Armazenamento de Carbono nos Estados Unidos”. A CCS (Carbon Capture and Storage) é apontada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como uma das medidas de mitigação de gases causadores do efeito estufa (GEEs) de que o mundo terá de lançar mão se quiser conter o aquecimento global.

A palestra acontece das 10h às 12h, na sede do RCGI na Escola Politécnica da USP (Av. Professor Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária, São Paulo), é aberta ao público interessado e tem inscrições gratuitas. As vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail rcgi.lex@usp.br.

Owen ficará durante dois meses na USP, desenvolvendo diversas atividades de pesquisa, por meio da Fundação Fulbrigth. Este primeiro encontro, também destinado à recepção e à apresentação do visitante, inaugura o ciclo de palestras e atividades do professor convidado. “É uma honra e uma incrível oportunidade de recebermos Owen Anderson; ele é palestrante em diversas universidades ao redor do mundo, membro de importantes associações internacionais e tem larga experiência na indústria de energia”, aponta a professora Hirdan.

O evento é organizado pela equipe do projeto 21 do RCGI, que administra a plataforma RCGILex, criada com o objetivo de aglutinar e analisar os marcos legais e regulatórios aplicados ao setor brasileiro de gás natural, especificamente no estado de São Paulo, além de incentivar discussões entre os principais especialistas em gás natural no Brasil.

“Ampliar o conhecimento de pesquisadores e também do público interessado acerca de iniciativas de CCS e seus processos regulatórios é um dos nossos objetivos, pois temos ciência da importância atribuída pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas a essa alternativa de mitigação de GEEs. No âmbito do RCGI, já estamos trabalhando para construir as bases normativas da atividade aqui no Brasil”, ressalta a professora Hirdan Medeiros.