Ambiente, Sociedade e Tecnologia na Captura e Armazenamento de Carbono no Brasil foi tema de um minicurso organizado e ministrado durante o evento por sete cientistas do RCGI.

Pesquisadores do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) ministraram no dia 17/9 um minicurso sobre Carbon Capture and Storage (CCS) durante a I Semana de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (SemEA/Poli-USP). Organizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA), o evento focou na promoção da cultura e da visibilidade da engenharia ambiental e suas intersecções com outras áreas, assim como a aproximação dos alunos com o meio profissional e com a rotina dos engenheiros ambientais.

“Fomos procurados pelas organizadoras da SemEA, que demonstraram interesse em levar para o evento interlocutores do RCGI para uma palestra. Escolhemos, então, o tema CCS, uma das tecnologias utilizadas para a mitigação das emissões antrópicas de CO2 e de outros gases do efeito estufa, os chamados GEEs”, explica Drielli Peyerl, um dos membros da equipe do projeto 42 do RCGI, responsável pelo minicurso. O projeto 42 tem como tema Avaliação de Impacto Ambiental de Atividades de CCS no Brasil e Aspectos Legais.

Organizado e ministrado pelos pesquisadores professor Evandro Mateus Moretto (um dos coordenadores do projeto 42), Drielli Peyerl; Fernanda Machado, Karen Louise Mascarenhas, Nathália Weber e Stephanie San Martin Cañas, o minicurso foi precedido de uma apresentação sobre o RCGI feita pelo diretor de comunicação e difusão do conhecimento do Centro, professor Gustavo Assi.

Abordamos temas que envolvem transição energética, aspectos geológicos, ambientais, de desenvolvimento sustentável e de percepção pública em CCS, no intuito de demonstrar como novas tecnologias estão transformando o nosso meio, e como se dá o alinhamento delas com questões que envolvem o meio ambiente e a sociedade”, resumiu Drielli.

A CCS envolve captura de CO2 de fontes emissoras (termelétricas, fábricas de cimento e aço, por exemplo), transporte do CO2 por dutos, caminhões ou navios, e armazenamento do gás em estruturas geológicas onshore e offshore. O RCGI tem um programa dedicado ao tema Abatimento de Carbono, com 16 projetos que investigam, entre outras coisas, como e onde estocar carbono, como monitorar vazamentos e como dar conta das questões tecnológicas, regulatórias e ambientais necessárias para viabilizar projetos de CCS.