Brasil tem tecnologias para obtenção e comercialização dos energéticos, mas iniciativas ainda são poucas. Obra pretende ajudar a mudar este cenário.

Com o apoio do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), a professora Suani Coelho do Instituto de Energia e Ambiente da USP, lançou recentemente o livro Tecnologias de Produção e Uso de Biogás e Biometano, já disponível on-line em formato e-book. Trata-se de mais um exemplar da Série RCGI/USP/Synergia, que já conta com outros seis. A publicação traz, de forma bastante didática, informações recentes sobre a obtenção desses dois energéticos a partir de resíduos urbanos e rurais, e teve a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBIO) do IEE. Suani coordena um projeto do RCGI que estuda a contribuição do biometano para aumentar a oferta de gás natural no Brasil.

Segundo a pesquisadora, a produção e uso de biogás e biometano ainda se encontram em estágio bastante incipiente no país. Entretanto, isso não se deve à falta de tecnologias, mas principalmente a um comportamento conservador de muitos atores envolvidos no processo de obtenção dos energéticos e à ausência de políticas adequadas de incentivo. “Há poucas e importantes iniciativas que ainda não se difundiram no país. Com atenção particular, o livro trata da vinhaça, resíduo produzido em enormes quantidades no processo de obtenção do etanol e com imenso potencial energético”, conta ela.

No Estado de São Paulo, dados da pesquisadora e sua equipe mostram que as usinas de açúcar e etanol são grandes fontes de produção de biogás e biometano. “As usinas apresentam o maior potencial proveniente do tratamento da vinhaça, que hoje é aplicada no cultivo de cana como fertilizante”, afirma. Considerando-se a safra 2015/2016, estima-se ser possível produzir 302.848 m3/h de biogás e 151,424 m3/h de biometano, com potencial de geração de energia de 4.133 GWh/ano. “Certamente o livro será muito útil a estudantes, pesquisadores e empreendedores interessados no tema de biogás e biometano”, diz ela, ressaltando que a versão impressa deve ser lançada em breve.

Coleção RCGI/USP/Synergia:

1. Atualidades Regulatórias do Mercado de Gás Brasileiro.
Organizadores: Hirdan Katarina de Medeiros Costa; Silvia Andrea Cupertino e Edmilson Moutinho dos Santos.

2. Boas Práticas em Distribuição de Gás Natural – tecnologias e processos para lidar com emergências em redes de distribuição de gás natural.
Autores: Alberto José Fossa; Felipe de Albuqurque Sgarbi; Danielle Johann e Edmilson Moutinho dos Santos.

3. Impacto Ambiental na Substituição de Combustível Automotivo Convencional por GNV – caso de caminhões de lixo.
Autores: Edmilson Moutinho dos Santos; Rodrigo Galbieri; Thiago Luís Felipe Brito; Paul Poulallion e Dominique Mouette.

4. Royalties de petróleo, justiça e sustentabilidade.
Autora: Hirdan Katarina de Medeiros Costa.

5. Uso de Gás Natural e Biometano no transporte coletivo urbano – uma avaliação sob a ótica ambiental.
Autores: Edmilson Moutinho dos Santos; Dominique Mouette; Thiago Brito; Rodrigo Galbieri; Pedro Gerber e Murilo Fagá.

6. Usos inovadores do gás natural na indústria: promoção da eficiência energética em arranjos produtivos locais (APL) em sintonia com melhores práticas de gestão da energia.
Autores: Alberto José Fossa; Alexandre de Barros Gallo; Felipe de Albuqurque Sgarbi; Taluia Croso; Danielle Johann; Edmilson Moutinho dos Santos e Flávia Mendes de Almeida Collaço.

7. Tecnologias de Produção e Uso de Biogás e Biometano.
Autores: Suani Teixeira Coelho; Vanessa Pecora Garcilasso; Antônio Djalma Nunes Ferraz Júnior; Marilin Mariano dos Santos e Caio Luca Joppert.