Evento contará ainda com dois minicursos sobre o tema.

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP), em parceria com o Programa de Recursos Humanos PRH-04, o Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) e o Colégio Bandeirantes, realiza nos dias 16 e 17 de novembro, o “Workshop sobre tecnologias de captura, estocagem e utilização de CO2 em diferentes formações”.

O evento terá a participação da geóloga Cristina Fernanda Alves Rodrigues, professora da Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Graduada pela Universidade do Porto, a pesquisadora se especializou em cartografia estrutural e obteve seu doutorado abordando aspectos do metano em camadas de carvão. Possui uma vasta produção científica: 11 artigos publicados em revistas especializadas, 39 trabalhos em eventos, sete capítulos de livros e três livros publicados, entre outros trabalhos em coautoria. Também tem registrados dois novos processos/técnicas.

No dia 16, o workshop contará com palestras sobre os seguintes temas: projetos do programa de abatimento de CO2 do RCGI; armazenamento de CO2 em reservatórios não convencionais no Brasil; questões econômicas e políticas do armazenamento de CO2; nanotecnologia computacional aplicada à indústria de petróleo e gás; e injeção de CO2 para produção de metano em camadas de carvão. Já no dia 17 serão realizados dois minicursos: tecnologias de captura e armazenamento de CO2 (9h00 às 12h00) e petrologia e geoquímica orgânicas e suas aplicações em CCS (14h00 às 17h00). 

Serviço: O “Workshop sobre tecnologias de captura, estocagem e utilização de CO2 em diferentes formações” acontece nos dias 16 e 17 de novembro, das 9h00 às 17h00, no auditório do IEE/USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289 – Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail comunicacao@iee.usp.br, informando nome, cargo e instituição. (Será oferecido coffee break e serão emitidos certificados de participação).