Unconventional Gas and Oil Conference – UGOC 2019 – Exploration and Production Feasibility in Brazil

• Este evento já passou.

outubro 25, 2019 |10:00 am - 3:00 pm

Encontro Técnico Rede GASBRAS em São Paulo

UNCONVENTIONAL GAS AND OIL CONFERENCE – UGOC 2019
Exploration and Production Feasibility in Brazil

Experiência Exploratória de Shale Gss na Província de Neuquén e as Perspectivas para o Brasil

25 outubro 2019
10h00 às 15h00
Anfiteatro R – Prédio R do IEE/USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289 – Cidade Universitária, São Paulo
Inscrições gratuitas na recepção do evento

ORGANIZADORES
Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – Projeto FINEP/GASBRAS
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

CONTEXTO
A revolução do óleo e gás natural não convencional, produzidos a partir das formações de shale (folhelho), mudou as regras do jogo energético nos Estados Unidos e em escala mundial. Os norte-americanos têm convivido com produções de petróleo e gás natural crescentes, que induziram a drástica queda nos preços do gás natural no Henry Hub (referência). Em 2009, os americanos ultrapassaram a Rússia na produção de gás natural e rapidamente converteram-se nos maiores produtores de petróleo e gás natural do mundo.

O gás americano conquistou mercados internacionais através de exportações de GNL (gás natural liquefeito), pressionando mercados domésticos como o brasileiro, nos quais o nível de concorrência aumenta e tende a beneficiar os consumidores locais. Nesse sentido, outras nações procuram seus próprios caminhos para viabilizar exploração e produção de óleo e gás não convencionais, tentando replicar o “milagre gasífero norte-americano”. Porém, desconhecimentos e incertezas ainda geram percepções públicas negativas em relação à exploração desses recursos, gerando muitas vezes dificuldades socioambientais quase intransponíveis.

OBJETIVO
O Estado de São Paulo por meio tanto da ação legislativa, articulada principalmente no âmbito da Frente Parlamentar de Apoio a Exploração de Gás Natural no Estado de São Paulo (FGAN), da ALESP, como das políticas públicas formuladas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, tem como objetivo discutir e debater sobre o potencial e estender o campo de exploração e produção de gás natural em bacias sedimentares onshore de São Paulo e outros estados vizinhos. Trata-se de trazer mais desenvolvimento regional e buscar garantir preços mais acessíveis para o gás a ser disponibilizado para a população paulista e das regiões Sul, Sudeste e Cento-Oeste do país. O gás natural é encarado em São Paulo como uma energia sustentável e que pode ser utilizado de forma eficiente e também mais ecológica, preservando o meio ambiente.

O desenvolvimento de novas fronteiras de produção e suprimento, bem como o uso mais amplo do gás natural, representam os dois lados de uma mesma estratégia energética, que encontra o gás natural como principal âncora rumo a uma transição energética mais limpa e segura. Nesse sentido o UGOC 2019 tem como objetivo discutir de forma abrangente e integrada temas relacionados com a exploração e produção de óleo e gás natural não convencionais. Trata-se de dar continuidade às iniciativas lançadas no UGOC 2016, que foi organizado no IEE/USP, com o intuito de se estabelecer um pólo de estudos, geração de conhecimento e disseminação das oportunidades e desafios relacionados a esses recursos não convencionais. Busca-se divulgar e esclarecer, em linguagem clara e direta, sob o ponto de vista técnico e científico, aspectos relacionados com a exploração e produção desses recursos, incluindo os potenciais impactos econômicos, ambientais e sociais de atividades correlacionadas, como a perfuração horizontal, fraturamento hidráulico, utilização de água e o gerenciamento de efluentes.

10h00 – Abertura
Edmilson Moutinho dos Santos, Professor do IEE/USP e Coordenador do Projeto FINEP GASBRAS

10h30 – Passado da exploração de óleo e gás em São Paulo e perspectivas e implicações na exploração e produção de óleo e gás não convencionais
Fabio Taioli, Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente, USP