TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO: ASPECTOS DA REALIDADE GLOBAL E O POSICIONAMENTO BRASILEIRO

• Este evento já passou.

outubro 11, 2019 |12:00 pm - 4:00 pm

Livre

O Instituto de Energia em Ambiente – IEE/USP, em conjunto com o Research Centre for Gás Innovation – RCGI/USP, convida para a mesa-redonda:

11 outubro 2019, das 12h às 14h
Auditório do IEE/USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Cidade Universitária – São Paulo
Inscrições por e-mail encerradas. Interessados podem se inscrever pessoalmente, no momento do evento.

O evento apresentará temáticas contemporâneas sobre a Geopolítica do Petróleo, incluindo os recentes acontecimentos ocorridos no Oriente Médio e na Venezuela, com suas repercussões no Brasil e no mundo.

Será abordado o posicionamento do Brasil na geopolítica do petróleo global e regional, incluindo a noção de “ação de geopolítica da Petrobras”, braço estratégico do Estado brasileiro.

Além de analisar temas contemporâneos serão enfatizadas as bruscas mudanças ocorridas no panorama da geopolítica mundial do petróleo nos últimos anos, relacionando esta temática com os contextos mais amplos da própria geopolítica brasileira na América do Sul, particularmente na Amazônia, Bacia do Prata e Atlântico Sul, além das relações com os BRICS, União Européia e Estados Unidos.

12h – Palestra do Prof. Me. André dos Santos Alonso Pereira, PPGH/FFLCH/USP

12h30 – Palestra do Prof. Dr. Igor Fuser, RI/UFABC

13h – Palestra do Prof. Dr. Giorgio Romano Schutte, UFABC

13h30 – Debates moderados pelo Prof. Dr. Edmilson Moutinho dos Santos, PPGE/IEE/USP e RCGI/USP