Ofertada pela primeira vez no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), a disciplina Nanotechnology for Energy Application reuniu cerca de 15 alunos, entre regulares e ouvintes. O curso foi ministrado pelo professor visitante Dongsheng Wen, da Universidade de Leeds, do Reino Unido, entre 22 e 30 de agosto, integrando as atividades do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI, na sigla em inglês), do SISEA  (Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos) e da pós-graduação em Engenharia Mecânica da Poli.

A vinda do prof. Wen possibilitou estreitar as relações da Poli com a Universidade de Leeds. “A disciplina será oferecida novamente no ano que vem. Além disso, pretendemos buscar fontes de financiamento oficiais para a cooperação em projetos conjuntos de investigação científica, inclusive com o intercâmbio entre alunos”, adianta o professor José R. Simões Moreira, da Poli, que fez o convite ao professor Wen.

Nanotecnologia aplicada ao setor de petróleo, gás e energia renovável são apenas alguns dos temas de pesquisa a que se dedica o visitante, um reconhecido “expert” na área de nanomateriais e nanotecnologia para aplicações em energia e medicina. Seu laboratório está capacitado não só para produzir nanopartículas com objetivos específicos, como para caracterizá-las e determinar suas propriedades não usais.