Uma vaga é para administrador de sistemas e desenvolvedor de software para HPC e computação em nuvem; outra para desenvolvedor de software para HPC.


          O FAPESP Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), centro de pesquisa sediado na USP, em São Paulo, está com duas vagas abertas para contratação de profissionais da área de Tecnologia da Informação. Uma delas, de nível sênior, é para desenvolvedor de software para HPC e computação em nuvem. A outra, de nível júnior, para o cargo de desenvolvedor de software para HPC. Ambos devem ter graduação em Matemática, Física, Computação ou Engenharia, e domínio de vários conhecimentos (veja abaixo).

Os candidatos selecionados atuarão dentro do projeto de pesquisa “Tecnologias de software para simulação e inversão”, junto com professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, alunos de pós-graduação e graduação, no desenvolvimento de softwares para modelagem de fenômenos físicos e solução de problemas inversos. Prepararão dados e scripts para execução de simulações, além de fornecerem treinamento em ferramentas de software e uso de sistemas. O profissional sênior será responsável pela administração e manutenção de ambiente de hardware e software utilizado pela equipe. Administrará também contas de serviços de computação em nuvem (AWS, Google, Azure). O de nível júnior ajudará nessas tarefas.

          Requisitos – O profissional de nível sênior deve ter domínio sobre operação e gerenciamento de clusters para HPC; operação e gerenciamento de serviços de computação em nuvem (AWS, Google, Azure); Linux: programação e administração; programação científica em C/C++ e Python, incluindo o uso de ferramentas de teste e profiling; Containers (Docker e Singularity); programação em CUDA/GPU; programação paralela: OpenMP, Open MPI; Inglês fluente (escrito e falado). Desejável: experiência em geofísica, conhecimentos em data science skills, design de web pages (WordPress), modelagem e programação de bancos de dados (incluindo bancos não relacionais).

Já no caso do júnior, os requisitos são: Linux: programação e administração; programação científica em C/C++ e Python, incluindo o uso de ferramentas de teste e profiling; Containers (Docker e Singularity); programação em CUDA/GPU; programação paralela: OpenMP, Open MPI; compiladores e geradores de código; Inglês fluente (escrito e falado). Desejável: conhecimentos em data science skills, design de web pages (WordPress), modelagem e programação de bancos de dados (incluindo bancos não relacionais).

Mais informações e submissão de currículo nos links  http://bit.ly/2SBjXho (STMI – Senior Software Developer / Ref.: 19PDR107) e http://bit.ly/2OgWvYA (STMI – Junior Software Developer / Ref.: 19PDR106). Saiba mais sobre o RCGI em: https://www.rcgi.poli.usp.br/