Os Selos Labirinto (LS) são uma série de superfícies estendidas que formam câmaras entre um eixo e um mancal fixo, aplicados em turbinas a gás e pneumáticas. Trata-se de uma excelente solução para vedação em peças rotativas submetidas a altas temperaturas. 

Mas porque a necessidade de vedá-las?

Porque o vazamento de selos mecânicos de compressores e turbinas e também de dispositivos pneumáticos, que são projetados para evitar a descarga de gás durante a operação, geram emissões não controladas de Gases de Efeito Estufa (GEE).

Assim, na busca pela redução dos efeitos climáticos causados ​​pelas emissões de GEE (CH4 e CO2), o aprimoramento do LS em bombas multiestágio e compressores utilizados para transporte e injeção de GEE (CH4 e CO2) torna-se uma necessidade.

O objetivo do projeto “Selos labirintos inteligentes para mitigação de emissões de GEE em máquinas pneumáticas” é integrar materiais inteligentes como Compósitos Metálicos de Polímero Iônico (IPMCs) no design de Selos Labirinto (LS), criando o conceito de LS inteligente. Assim, visa obter emissões mínimas de Gases de Efeito Estufa (CH4 e CO2) em máquinas pneumáticas.

Os projetos LS atuais incluem principalmente (ou apenas) peças passivas e geometrias intuitivas; portanto, este projeto visa criar o conceito de smart LS com materiais ativos e características geométricas inovadoras.

EQUIPE

Coordenador do projeto:
Emílio Carlos Nelli Silva – POLI-USP

Currículo lattes

Julio Romano Meneghini – POLI-USP
Currículo Lattes

Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto – UFRJ
Currículo Lattes

Izabel Fernanda Machado – POLI-USP
Currículo Lattes