O principal objetivo deste projeto consiste em criar valor, a partir das emissões de CO2, pelo desenvolvimento de catalisadores e processos catalíticos eficientes baseado em catálise heterógena.

Para tal, pretendemos implementar uma estratégia para desenvolvermos catalisadores mais ativos e seletivos, a fim de converter CO2 em álcoois superiores, com especial relevância para o etanol. Estes álcoois serão posteriormente transformados em produtos químicos, como monômeros derivados de etanol.

Além disso, o projeto pretende contribuir para a mitigação das emissões de CO2 através da integração deste processo nas cadeias industriais existentes, a exemplo das usinas de etanol. Neste caso, a ideia não é aumentar a produtividade de etanol destas usinas, mas modernizá-las, transformando-as em verdadeiras biorrefinarias.

Assim, buscamos construir uma cadeia de transformação de CO2 em produtos de elevado valor agregado.

Por outro lado, construiremos uma rede colaborativa focada na captura e conversão de CO2, design de catalisadores, elucidação de mecanismos reacionais e intensificação de processos. Os produtos químicos derivados do CO2 terão as mesmas propriedades químicas, físicas e mecânicas dos produzidos pela indústria petroquímica (drop-in chemicals), diminuindo nossa dependência do esgotamento dos recursos fósseis e, consequentemente, mitigando as emissões de CO2.

Coordenador do Projeto:
Liane Marcia Rossi – IQ-USP