No dia 1º de Junho, o professor Edmilson Moutinho dos Santos (Coordenador do Programa de Política e Economia da Energia) e o pesquisador Thiago Brito (Projeto 25) visitaram a LOGA Logística Ambiental, uma das concessionárias para coleta de lixo na cidade de São Paulo. A equipe foi recebida por Yuri Oblitas, Supervisor de Manutenção do pátio localizado no bairro Jaguaré, próximo à Portaria 2 da USP.
O intuito da visita foi conhecer o caminhão de coleta de lixo que funciona 100% a GNV. O veículo, comprado da MAN (Volkswagen), veio de fábrica pronto rodar somente com o GNV e, por isso é denominado ‘dedicado’. O motor, importado da Alemanha, é composto por 6 cilindros, com potência de 280cv, e transmissão automática Allison.
Como é possível ver nas fotos (veja galeria abaixo), para armazenar o GNV, há 6 cilindros de aço, 3 três de cada lado do veículo, com capacidade de 25m3 cada, totalizando 150m3. Isto permite uma autonomia de 200km, o suficiente para um turno inteiro de 6 horas. Segundo Yuri, o tempo de recarga tem se mostrado um problema, pois leva-se 28 minutos para encher todos os tanques. Numa frota maior, esse tempo pode representar uma restrição proibitiva, já que o mesmo não é abastecido na garagem da Loga e sim num posto comercial próximo ao pátio. A equipe apresentou alternativas de recarga mais rápida, mas que requer à Loga a aquisição de um compressor próprio, que só será economicamente viável caso a frota seja maior.
Boa parte do combustível não é consumido para a tração do veículo e sim para acionar o compactador de lixo (fabricante: Usimeca). Assim, a Loga registra o consumo de combustível em litros por hora. Por exemplo, os caminhões de lixo a diesel consomem cerca de 7,63 L/h. Ainda não há dados de consumo por hora de GNV, mas a equipe do Projeto 25 acompanhará os resultados da operação deste veículo.
Quando se compara o espaço ocupado pelos tanques de óleo diesel dos caminhões convencionais, é possível ver que os cilindros de GNV podem se encaixar perfeitamente no mesmo espaço destes tanques. Além disso, nos caminhões de coleta de lixo a GNV, os cilindros podem melhorar a distribuição de peso no veículo, aliviando a carga sobre a suspensão, desde que o número de cilindros não gere uma carga que comprometa a capacidade de lixo transportada.
A Loga também possui veículos elétricos de pequeno porte que são utilizados para coletar lixo em locais onde não é permitida a circulação de veículos pesados, como praças e calçadões.
Uma nova visita será agenda para acompanhar o turno de trabalho e recarga do caminhão a GNV.
Por Thiago Brito
Formado em Relações Internacionais e Doutorando em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP. Pesquisador do Projeto 25 do RCGI.