Publicações RCGI

Prezados pesquisadores do RCGI,

O site do RCGI possui páginas de publicações vinculadas ao projeto. Elas podem ser acessadas diretamente da homepage no menu principal, através da sessão “Publications” na versão em inglês, ou “Publicações” na versão em português.

Os itens estão divididos da seguinte forma:

Publications / Publicações

• Scientific Papers / Artigos Científicos
  • Conference Proceedings / Anais de Conferências
  • Publications by FAPESP Agency and other / Matérias publicadas pela Agência FAPESP e outras mídias
  • Books and Chapters/Livros e Capítulos de livro
  • Publicações na imprensa

Como divulgar?

Scientific Papers / Artigos Científicos

Como devem saber, a FAPESP mantém uma biblioteca virtual com as publicações relacionadas aos seus projetos. A página relacionada ao RCGI é esta: http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/90424/brasil-research-centre-for-gas-innovation/

A biblioteca da FAPESP é alimentada automaticamente pelo banco de dados da Web of Science (WoS), inclusive com o número de citações de cada publicação. Publicações não referenciadas pela WoS não entram na lista da FAPESP, portanto, ficam de fora os anais de conferências e journals lá não referenciados.

A lista da biblioteca da FAPESP será periodicamente duplicada na nossa página. Portanto, se sua publicação for capturada pela WoS-FAPESP, ela vai aparecer naquela lista e no nosso site oportunamente. Você não precisa fazer mais nada.

Conference Proceedings / Anais de Conferências

Se a sua publicação não fizer parte da lista WoS-FAPESP, ela deverá ser incluída manualmente em nossa página “Conference Proceedings / Anais de Conferências”. (Atenção, a FAPESP atualiza sua lista automaticamente; não há como realizar entradas manuais na sua biblioteca virtual.)

Portanto, solicitamos aos pesquisadores cujas publicações não aparecem e não aparecerem na lista da FAPESP que enviem à Ana Paula (anapaula.vasconcelos@usp.br) os dados para serem adicionados manualmente na nossa lista. Mas, atenção, a única forma de fazermos isso sem perder o controle é seguindo as seguintes regras:

1. A lista não trará os PDF das publicações. Não envie seu PDF por e-mail. A maioria dos artigos tem cláusulas de direitos autorais que impedem a sua publicação em sites como o nosso. Colocaremos um aviso após os dados de cada artigo para os interessados solicitarem os arquivos diretamente aos autores (que têm autorização para distribuir cópias do preprint).
  2. Envie apenas artigos já publicados ou apresentados em conferências. Não envie artigos no prelo ou aceitos. De forma geral, seu artigo deve ser perfeitamente rastreável a partir da nossa lista, isto é, com todos os detalhes já definidos pelo journal ou proceedings.
  3. Se seu artigo vai aparecer na lista da WoS, não há a necessidade de enviar os detalhes à Ana Paula.
  4. Envie apenas os dados em um dos seguintes formatos (para paper de journal ou conferência):
  • I. NEWTON; A. EINSTEIN; A. SANTOS-DUMONT. Title of a very nice paper published in an extremely respectable journal in a galaxy far far away. TITLE OF THE RESPECTABLE JOURNAL, v. ##, p. ###-###, MONTH YEAR. (To request this article, please send an e-mail to _________)
  • I. NEWTON; A. EINSTEIN; A. SANTOS-DUMONT. Title of a very nice paper presented in an extremely interesting conference in a galaxy far far away. In the proceedings of TITLE OF THE INTERESTING CONFERENCE, City and Country, MONTH YEAR.

Observações gerais:

As nossas páginas de publicações só serão úteis se o esforço para mantê-la atualizada for realizável. A equipe de comunicação não poderá ficar rastreando papers ou descobrindo porque algum paper não entrou na lista da WoS. Ela também não vai extrair os detalhes dos PDF. Por isso, por favor, enviem apenas o texto pronto como instruído acima.

Por último, vale destacar que se o número do projeto FAPESP não estiver corretamente inserido na sua publicação ela não será associada ao projeto na base de dados da WoS-FAPESP. Mesmo estando, apenas publicações referenciadas pela WoS aparecerão automaticamente na lista. Se tiver dúvidas, leia o FAQ na intranet /intranet-rcgi/

Agradecimentos em publicações

TODAS as publicações resultantes de projetos de qualquer programa do RCGI devem conter agradecimento aos financiadores do centro. Considere essa regra para artigos científicos, anais de conferência, livros, capítulos de livro e apresentações para conferências. Inclua esta informação em “Agradecimentos” ou “Acknowledgements”.

Em português:

Agradecemos o apoio do RCGI – Research Centre for Gas Innovation, localizado na Universidade de São Paulo (USP) e financiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (2014/50279-4) e Shell Brasil, e a importância estratégica do apoio dado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) através do incentivo regulatório de P&D.

In English:

We gratefully acknowledge support of the RCGI – Research Centre for Gas Innovation, hosted by the University of São Paulo (USP) and sponsored by FAPESP – São Paulo Research Foundation (2014/50279-4) and Shell Brasil, and the strategic importance of the support given by ANP (Brazil’s National Oil, Natural Gas and Biofuels Agency) through the R&D levy regulation.

Sinta-se à vontade para divulgar nossa página.

Saudações,

Prof. Gustavo Assi – Diretor de Difusão do Conhecimento do RCGI