Sobre o RCGI

O RCGI – Centro de Pesquisa para Inovação em Gás surge como um centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio e gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. O centro, baseado na Universidade de São Paulo, é fruto de parcerias da FAPESP no apoio de pesquisa científica de alto nível para o desenvolvimento do setor de energia. Suas atividades estão fundamentadas nos três pilares: pesquisa, inovação e difusão do conhecimento.

O RCGI reúne uma equipe de pesquisadores de diversos campos da ciência e tecnologia para desenvolvimento e solução de problemas no setor de gás e energia. Os diversos projetos são estruturados em três programas de pesquisa: Engenharia, Físico-química e Políticas Energéticas e Economia. Com a integração dos pesquisadores e complementariedade de seus programas, o RCGI oferecerá soluções inovadoras para os problemas tecnológicos do gás natural, biogás, hidrogênio e emissões de CO2 além de fornecer suporte para o aprimoramento de políticas públicas de energia no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Em especial, pretende-se aumentar a competitividade da indústria paulista e informar a sociedade para o enorme potencial econômico no uso do gás natural, biogás e hidrogênio como fontes de energias nos próximos anos.

O RCGI é grato ao generoso apoio dos patrocinadores fundadores: FAPESP e Shell.

Missão

Desenvolver pesquisa e inovação para o uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio e gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2 em escala global. Difundir o conhecimento e despertar o Brasil e outros países para o potencial econômico e energético do gás natural e do hidrogênio.

Visão

Ser um centro mundial de referência para a pesquisa fundamental e aplicada associadas com o gás natural, biogás, hidrogénio e gestão, transporte e armazenamento de CO2 e suas contribuições para a sustentabilidade global do século 21.