Artigo escolhido para compor o relatório aborda a indústria do Gás Natural Liquefeito (GNL) no Brasil e as alternativas de transporte desse combustível

A equipe do projeto 26 do RCGI acaba de publicar um artigo de nove páginas na revista bianual da International Gas Union (IGU), intitulada “Shaping IGU’s Future”. A revista foi distribuída em outubro e o artigo foi selecionado entre cerca de 300 documentos oriundos de mais de 25 países, depois de ter sido apresentado pelo grupo este ano na International Gas Union Research Conference (IGRC), entre 24 e 26 de maio no Rio de Janeiro. O projeto 26 vem avaliando as alternativas de transporte de GNL e GNC em pequena escala de suprimento para locais distantes da rede de gasodutos.

“O IGU é referência mundial no que diz respeito ao gás natural, por isso ficamos bastante contentes em participar desta publicação, que tem ampla divulgação, reforçando o atendimento à demanda por conteúdo de alta qualidade e relevância atual”, resume o professor Edmilson Moutinho dos Santos, coordenador do Programa de Economia e Políticas Energéticas do RCGI e do projeto 26.

Assinado por Roberto I. da Silva, Cylon Liaw, Denis M. Fraga, Cristiano M. Borges e por Edmilson Moutinho, o artigo “Overview of Brazil Liquefied Natural Gas (LNG) Industry” é fruto de um ano de pesquisa do grupo. “Esse artigo olha para o mundo, a América Latina e o Brasil no que diz respeito à distribuição de GNL em pequena escala. É importante para entendermos qual a posição do Brasil no tocante a essas questões, quais são os países que se destacam na distribuição do GNL no mundo e quais as tecnologias mais utilizadas para isso”, explica Denis M. Fraga.

“É gratificante para nós saber que fomos escolhidos para compor a publicação, até pelo nível da seleção realizada pelo IGU. Mostra que temos uma boa perspectiva desse setor. E, para quem está investindo em gás natural, imagino que seja uma boa leitura, um bom começo”, diz Cylon Liaw. Ele lembra que o mesmo grupo apresentou também na IGRC um outro artigo sobre as barreiras ao desenvolvimento do GNL em pequena escala no Brasil.

A revista pode ser acessada no link https://www.igu.org/igu-magazines