Home

MISSÃO

Desenvolver pesquisa e inovação para o uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio e gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2 em escala global. Difundir o conhecimento e despertar o Brasil e outros países para o potencial econômico e energético do gás natural e do hidrogênio.

VISÃO

Ser um centro mundial de referência para a pesquisa fundamental e aplicada associadas com o gás natural, biogás, hidrogénio e gestão, transporte e armazenamento de CO2 e suas contribuições para a sustentabilidade global do século 21.

Programas & Projetos

PROGRAMA DE ENGENHARIA

RCGI inclui projetos que investigam as barreiras tecnológicas, científicas e de mercado para uma maior utilização de gás natural na matriz energética brasileira e como combustível para transporte. Inclui o desenvolvimento de usinas térmicas de nova geração, problemas que envolvem o transporte e o armazenamento do gás natural, além de tópicos fundamentais para o sucesso final do gás como combustível premium do século 21.

PROGRAMA DE FÍSICO-QUÍMICA

O Centro reúne projetos focados na conversão de gás natural em produtos químicos com elevado valor agregado. Os projetos de pesquisa nesta área têm como foco rotas químicas e bioquímicas de síntese, provas de conceito, desenvolvimento de catalisadores, modelagem e otimização de processos. Também serão consideradas aplicações tecnológicas, como desenvolvimento de células combustíveis, uso de energia solar e membranas cerâmicas. Outra linha de pesquisa associada está relacionada à produção de bio-gás a partir de biomassa proveniente da produção de etanol.

PROGRAMA DE POLÍTICAS DE ENERGIA E ECONOMIA

O RCGI visa produzir elementos para apoiar e incitar as políticas federais, estaduais e municipais para uma efetiva inserção do gás natural nos sistemas de energia. Com foco inicial no contexto brasileiro, pretende-se ampliar os escopo de investigação para o contexto global, em particular para os países emergentes.

Patrocinadores Fundadores

Instituições Participantes