INTEGRATED SUSTAINABILITY ANALYSIS OF NATURAL GAS AS A TRANSPORTATION FUEL IN HEAVY-DUTY VEHICLES - THE PAULISTA BLUE CORRIDOR

This project will develop a simulation model inspired by the blue corridors concept. This idea was proposed and has been debated for nearly a decade, and some experiments are already active in Europe and the United States. Blue corridors are routes for road transport (usually trucks) using natural gas (compressed – CNG – or liquefied – LNG). The diesel, mainly used by trucks, is the energy source that most presses Brazilian refining capacity, generating deficits of billions of dollars annually in the Brazilian trade balance. On the other hand, Brazil has abundant natural gas reserves and currently the world has recognized natural gas as a more sustainable energy solution for the transport sector, especially loads road transport (trucks). The objectives of this study are:

• To set the location of a blue corridor in the State of São Paulo;
• To carry out a survey of the necessary infrastructure for its deployment, including the costs of adapting vehicles to use natural gas;
• To conduct a substitution simulation of the diesel fuelled truck fleet for same size vehicles powered by natural gas and estimate fuel consumption and pollutants and greenhouse gases emissions.
• To propose industrial policies and strategies that could lead to development and implementation of the blue corridor in São Paulo.

Escopo em português

ANÁLISE INTEGRADA DA SUSTENTABILIDADE DO GÁS NATURAL COMO COMBUSTÍVEL PARA TRANSPORTE EM VEÍCULOS PESADOS: O CORREDOR AZUL PAULISTA

Esse Projeto irá desenvolver um modelo de simulações inspirado no conceito de corredores azuis (em inglês, blue corridors). Esta ideia foi proposta e vem sendo debatida há cerca de uma década, e algumas experiências já estão em atividade na Europa e nos Estados Unidos. Corredores azuis são rotas para transporte rodoviário (em geral de veículos pesados) que utilizam gás natural (comprimido – GNC – ou liquefeito – GNL). O óleo diesel, utilizado principalmente pelos caminhões, é o energético que mais pressiona o parque de refino brasileiro, gerando déficits de bilhões de dólares anuais na balança comercial brasileira. Por outro lado, o Brasil possui abundantes reservas de gás natural e, atualmente, o mundo vem reconhecendo o gás natural como uma solução energética mais sustentável para o setor de transportes, em especial o transporte rodoviário de cargas (caminhões). Assim, os objetivos deste estudo são:

• Definir a localização de um corredor azul dentro do Estado de São Paulo;
• Realizar um levantamento da infraestrutura necessária para implantação, incluindo os custos de adaptação dos veículos para uso de gás natural;
• Realizar uma simulação da substituição de uma parcela da frota de caminhões a óleo diesel por veículos de mesmo porte movidos a gás natural, estimando consumo de combustíveis e emissões de poluentes e gases de efeito estufa.
• Propor políticas industriais e estratégias que levem ao desenvolvimento e implantação do corredor azul no Estado de São Paulo.

TEAM

Dominique Mouette (EACH-USP)
Project Coordinator

Rodrigo Galbieri (IEE-USP)
Thiago Brito (IEE-USP)
Lena Ayano Shimmaebara
Letícia Cunha Bonani

Partners

COMGAS and industrial partners in vehicular
natural gas