BRAZILIAN INVENTORY OF GREENHOUSE GASES AND SCENARIOS FOR REDUCING EMISSIONS RELATED TO NATURAL GAS

The main objective of this project is to estimate the current (2014) and future Greenhouse Gases (GHG) emissions in Brazil, as well as, to develop tools to estimate the impact related to Natural Gas use. For this, we will develop long-term energy scenarios in order to analyze the impact of different scenarios related to Natural Gas use and its contribution to the Brazilian GHG emission reductions commitments.

Escopo em português

INVENTARIO BRASILEIRO DE GASES DE EFEITO ESTUFA E CENÁRIOS PARA A REDUÇÃO DAS EMISSÕES RELACIONADAS AO GÁS NATURAL

A pesquisa em modelagem energética tem ajudado no estudo da integração de novas tecnologias, no aumento da participação das energias renováveis na matriz mundial, no planejamento energético descentralizado e particularmente no apoio à política de mitigação da mudança do clima. Atualmente, a modelagem energética vem sendo cada vez mais utilizada como um instrumento de apoio à tomada de decisão para o desenvolvimento sustentável e pode ser utilizada para analisar os possíveis papéis do uso do gás natural no contexto brasileiro.
Nesse sentido o projeto 23 tem como principal motivação contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de modelagem energética dentro da Universidade de São Paulo, estimando as atuais e futuras emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no Brasil para os diferentes possíveis cenários de desenvolvimento energético e, adicionalmente, avaliar o efeito no que diz respeito às emissões finais de GEE relativas ao uso de gás natural em setores específicos.
Assim, os objetivos gerais do projeto 23 são:

  • Utilizar e estudar os sistemas de modelagem Energética / GEE
  • Começar com o uso da plataforma Excel
  • Migrar para outras plataformas de modelagem como, por exemplo: MESSAGE, VEDA-TIMES, LEAP, etc.
  • Criar expertise em modelagem e melhorar a compreensão de políticas de longo prazo.

TEAM

Edmilson Moutinho dos Santos (IEE/USP)
Project Coordinator

Adelino Ricardo J. Esparta (IEE/USP)
Oswaldo Lucon (IEE/USP)
Luz Dondero (IEE/USP)
Dennis Fraga (IEE/USP)