30 DE JANEIRO DE 2017 | WORKSHOP

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation”, RCGI) da Universidade de São Paulo, realiza pesquisa em modelagem e simulação de cenários de longo prazo de emissões de gases de efeito estufa no setor de energia no Brasil, além das possíveis contribuições do gás natural para a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (“Nationally Determined Contribution”, NDC) do Brasil, ao Acordo de Paris no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (“United Nations Framework Convention on Climate Change”, UNFCCC).

Para que este trabalho seja abrangente, rigoroso e útil, é de suma importância a interação com os formuladores das políticas relacionadas ao setor de energia e a mitigação da mudança do clima, debates e troca de experiências com outras instituições de pesquisa e organizações não governamentais e, finalmente, a discussão da viabilidade das propostas apresentadas com a iniciativa privada.

Nesse sentido, o RCGI programou para o início de 2017 os seguintes eventos:

• Workshop em modelagem e simulação de cenários de longo prazo no setor de energia e emissões de gases de efeito estufa associadas no Brasil (detalhes no quadro ao lado).

Data: 30 de janeiro de 2017
Horário: das 9h às 17h

Anfiteatro da Engenharia Metalúrgica
e de Materiais

Av. Professor Mello Moraes, 2463
Butantã, São Paulo – SP, 05508-030
A entrada é pela travessa 3

E-mail: esparta@iee.usp.br
Telefones:
+55 11 9-8381-8869 +55 11 2648-6142

Programação do Workshop: das 9h às 17h
09:00 - 09:40Opening, RCGI
09:40 - 10:20Introduction to International Energy Agency Energy Technology Systems Analysis Program (IEA-ETSAP)
Technology Collaboration Programme and Modelling Tools
,
Prof. Brian Ó Gallachóir (University College Cork, ETSAP Chairman) -and-
An example TIMES model about the penetration of unconventional gas and oil resources around the world.
Maurizio Gargiulo (E4SMA)
10:20 - 10:40COFFEE BREAK
10:40 - 11:20Developing the energy-related Brazilian Nationally Determined Contribution.
Jeferson B. Soares (Empresa de Pesquisa Energética)
11:20 - 12:00The State of São Paulo Energy Plan.
Dirceu Abrahão, (State of São Paulo Secretary of Energy and Mines)
12:00 - 14:00LUNCH BREAK
14:00 - 14:40Modelling the Brazilian and the World energy/emissions scenarios.
Prof. Alexandre S. Szklo (PPE/COPPE/UFRJ)
14:40 - 15:20Using IEA-ETSAP modelling tools to inform national policy – the future of gas and biogas in Ireland.
Prof. Brian Ó Gallachóir (UCC/ETSAP)
15:20 - 15:40COFFEE BREAK
15:40 - 16:20Panel: NGOs on public discussion/participation.

David Tsai (SEEG/Instituto de Energia e Meio Ambiente)
Igor Reis de Albuquerque (ICLEI)
Viviane Romeiro (WRI)
16:20 - 17:00Panel: Gas companies on private initiative discussion/participation and natural gas contribution.
Camila Brandão (Shell) and Richard Faria (Comgás)